O Mergulho é um Esporte, um novo estilo de vida?

Sabia mais sobre o mergulho

O mergulho é encantador e desperta muita curiosidade, é comum alguém fazer uma simples pergunta sobre o assunto e o papo se estender por horas.

Neste artigo, separamos 3 curiosidades sobre alguns dos benefícios que o mergulho trás para a nossa vida.

1) O Mergulho é um esporte?
Guardadas algumas proporções, podemos sim classificar a prática do mergulho como um esporte, segundo uma das definições que encontrei sobre o assunto; “Esporte é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes. A definição a respeito do que é ou não esporte gera muita polêmica e discussão, é possível encontrar diversos artigos na internet tratando sobre o assunto. De forma generalizada, consegui criar um link entre a maioria das definições encontradas com a prática do mergulho autônomo, também conhecido como Mergulho Recreativo Turístico de Lazer (MRTL).
Em síntese, durante o mergulho diversos grupos musculares entram em ação, por conta da densidade da água, deslocar o nosso corpo em um ambiente 800 vezes mais denso que o ar, dá trabalho, principalmente para as nossas pernas. Traz equilíbrio para a saúde pelos benefícios cardiovasculares melhorando nossa aptidão física, além do equilíbrio mental. Sobre o entretenimento, acho até bobagem comentar.

Mas há queima de calórias?
Bom outro fator que gera inúmeras informações desencontradas, diz respeito a queima calórica durante uma hora de mergulhos. Sinceramente falando, acho também uma grande besteira tentar taxar um valor para isso, mesmo que aproximado. São diversos fatores que podem influenciar tal medida, temperatura, correnteza, configuração de equipamento, processo metabólico do corpo, frequência e intensidade das pernadas, enfim, as variáveis são tantas que eu realmente, não acredito em nenhum valor informado sobre o assunto. Até porque, boa parte dessas calorias, “recuperamos” durante os intervalos de superfície. 😉

2) Mergulhar pode ser considerado um novo estilo de vida? 
Não sei dizer ao certo se é um “novo” estilo de vida, mas posso garantir categoricamente que é o meu estilo de vida. Certa vez, durante uma conversa há uns 17 anos atrás, fui questionado sobre o que o mergulho representava em minha vida, me lembro exatamente qual foi a minha resposta.
– Eu acordo mergulho, almoço mergulho, janto mergulho e vou dormir mergulho. Não existe um dia se quer que eu passe sem pensar em mergulho.
E tem sido assim nos últimos 20 anos, sou mergulhador “em tempo integral”, consegui trazer para fora d’água todos os sentimentos e emoções e assim vivo o mergulho dia a dia!

3) O mergulho alivia o estresse? 
Sem dúvida alivia os estress, em condições apropriadas e com acompanhamento adequado, acredito que deveria até mesmo ser recomendado por profissionais da área da saúde como terapia complementar!
Porém, é preciso praticar o mergulho de forma responsável, respeitando as regras e seus limites de treinamento, bem como seus limites pessoais.

Fale conosco e saiba mais sobre o megulho!

Por: André Gusson – Course Director PADI
Socio-fundador e responsável pelas áreas de treinamento e operações da Immersioni Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *